II ESTUDO DO LIVRO "QUANDO PECADORES DIZEM SIM". (Dave Harvey)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 222 viewsNotes
Transcript
“ACORDANDO COM O PIOR DOS PECADORES”
“ACORDANDO COM O PIOR DOS PECADORES”
Experiencias...
Se amo minha esposa, por que acho tão fácil tratá-la como se não a amasse?
QUEM SOMOS DE FATO?
Este é o lado desagradavel do casamento: a realidade de viver diariamente com alguém num mundo caído.
1 Timóteo 1.15 “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.”
Paulo! Estamos falando de Paulo, Apóstolo!
Não podemos considerar essa declaração do apóstolo Paulo como algo transitório, ou uma falsa humildade.
Esse versiculo é palavra de Deus e apresenta uma verdade profunda!
Paulo não estava tentando comparar-se com outras pessoas… seu foco não era exterior e sim interior.
Não estava se referindo ao seu caráter ou a sua imaturidade.
A VERDADE QUE PAULO ESTAVA QUERENDO DIZER ERA: “Olha, eu conheço o meu pecado. E o que tenho visto em meu próprio coração é tenebroso e terrível; é orgulhoso, egoísta, soberbo e se rebela contra Deus de modo mais consistente e regular do que ja vi no coração de qualquer outra pessoa”.
Paulo era realista. Queria ver a Deus e a si, mesmo de modo verdadeiro!
“Ninguém pode pensar sobre ele (Paulo) de modo tão vil como ele mesmo pensava”. (Henry Scougal)
Genesis 3.19 “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.”
Genesis 3.16 “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.”
Mas Paulo não para por aí. A intensa e dolorosa consciência que ele tinha de sua pecaminosidade o fez magnificar a glória do Senhor.
1 Timóteo 1.16 “Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.”
PECADORES ALEGRES.
1 Timóteo 1.17 “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!”
Salmo 40. 11-12 “Não retenhas de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me sempre a tua graça e a tua verdade. Não têm conta os males que me cercam; as minhas iniquidades me alcançaram, tantas, que me impedem a vista; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração me desfalece.”
Charles Spurgeon disse: “Muitas pessoas pensam frívolamente sobre o pecado e, por isso, pensam levianamente sobre o Salvador. o homem que se coloca diante de Deus, convencido e condenado, destinado a morte, é o homem que chora de alegria quando perdoado, odeia o mal que lhe foi perdoado e vive para honrar o Redentor por meio de cujo sangue ele foi purificado”.
Lucas 7.47 “Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.”
Portanto o meu meu pecado é vil. É perverso. Mas, ao mesmo tempo ele é o contexto de um acontecimento ainda maior. Somos obras em progresso, dolorosamente inclinadas ao pecado, mas, apesar disso, podemos ser obras alegres, pois, fomos redimidos pela graça, mediante a morte e ressurreição de Cristo.
- Quando duas pessoas, unidas por casamento, seguem essa percepção da realidade, vivendo de acordo com ela, sua vida e casamento começam assemelhar-se, cada vez mais, ao exemplo que Deus deseja mostrar a um mundo perdido.
“ENQUANTO O PECADO NÃO FOR AMARGO, O CASAMENTO NÃO SERÁ DOCE”.
HISTÓRIA DE ROB E SALLY...
Essa nescessidade continua pelo Salvador é exatamente aquilo que o crente deve se apegar. A cruz faz uma declaração impressionante sobre as esposas e os esposos: Somos pecadores, e a nossa unica esperança é a graça. Sem uma consciência clara do pecado, avaliaremos nossos conflitos a parte da história biblica, a obra consumada de Cristo na cruz, eliminando assim qualquer base para o verdadeiro entendimento, a verdadeira reconciliação ou a verdadeira mudança.
Sem o evangelho do nosso Salvador, nosso casamento move-se a superficialidade. Começamos a apresentar justificativas para o nosso comportamento pecaminoso, e os problemas do casamento terminam, na melhor das hipóteses, em acordos, negociados e parciais.
CONCLUSÃO:
Quando me vejo andando nos sapatos do pior dos pecadores, me esforçarei para proporcionar ao meu cônjuge a mesma graça abundante que Deus me concedeu.
Se amo minha esposa, por que acho tão fácil tratá-la como se não a amasse?
Todos nós somos o pior dos pecadores. portanto, qualquer coisa que fazemos que não é pecado resulta da obra da graça de Deus.
ENQUANTO O PECADO NÃO FOR AMARGO, O CASAMENTO NÃO PODERÁ SER DOCE.
REFLEXÃO.
“O PECADO É ERRADO NÃO POR CAUSA DO QUE ELE FEZ A MIM, À MINHA ESPOSA, AO MEU FILHO OU AO MEU VIZINHO, E SIM PORQUE É UM ATO DE REBELIÃO CONTRA O DEUS INFINITAMENTE SANTO E MAJESTOSO.” (JERRY BRIDGES)
INTERAÇÃO.
1 - O que significa pensar em si mesmo como “o pior dos pecadores”? porque você acha que é importante ver o pecado como o pior problema que enfrentamos no casamento?
2 - De que forma o evangelho nos impede de alimentar a condenação quando reconhecemos que somos o pior dos pecadores?
3 - Veja a história de Rob e Sally. A coisas nessa história que lhe são familiares? Como você tentaria ajuda-los?